segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Cientistas enxergam “Vacina Cognitiva”... após 25 anos!


Aqui estou eu novamente discursando acerca da importância da simplicidade na ciência!
Um grupo de cientistas da Universidade de Oxford publicou no início deste ano um artigo relatando um experimento, no mínimo, curioso: testar o efeito do popular jogo “Tetris” – desenvolvido há 25 anos – na redução dos flashbacks característicos do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), tendo em vista dois pressupostos científicos: 1) O cérebro possui recursos de processamento limitado; 2) Evidências da neurobiologia sugerem que a consolidação da memória é um processo que necessita de aproximadamente 6 horas. Então, no caso de TEPTs relacionados a eventos visuais traumáticos, estímulos visuespaciais concorrentes (como o “Tetris”) podem interferir na consolidação da memória visual traumática, reduzindo a frequência dos seus flashbacks involuntário, sem, contudo, prejudicar a evocação da memória voluntária. Os autores do artigo chamaram esse recurso de “vacina cognitiva”, por ter demonstrado eficácia e não ser invasivo.
Você provavelmente nunca havia pensado neste incrível potencial de um jogo tão simplório como este. Assim como você e eu, inúmeras pessoas, do mundo inteiro, jogavam (e continuam jogando) Tetris sem pensar em nada além do próprio jogo, muitas vezes com o único objetivo de se distrair silenciosamente durante uma palestra, aula, sermão, ou seja lá o que mais possa ser chato.
Ai está a incrível beleza de ser um cientista: enxergar, nas coisas simples e corriqueiras do cotidiano humano, algo que as demais pessoas nunca viram, pesquisar e então chegar a uma conclusão, que pode até ser contrária à hipótese inicial, mas ainda assim é original. Quantos benefícios podem estar mascarados pela afirmação “só pra distrair um pouco” no jogo de Sinuca, Paciência, Pinball, enfim... Como saber? Simples! Fundamente teoricamente uma hipótese, monte um experimento inteligente e prático, e mãos à obra!
Claro que ainda precisam haver mais pesquisas para corroborar estes resultados obtidos, contudo, o que podemos destacar como importante neste momento, é que um novo passo foi dado, abrindo novos horizontes para a pesquisa simples e útil.

Observação: Leia o artigo dos pesquisadores de Oxford;
HOLMES, Emily. JAMES, Ella. COODE-BATE, Thomas. DEEPROSE, Catherine. Can Playing the computer "tetris" reduce the build-up of flashbacks for trauma? A Proposal from Cognitive Science. PLoS ONE, vol. 4, nº 1, 2009. Disponível em: http://www.mysticcool.com/Research/Can%20Playing%20the%20Computer%20Game%20Tetris%20Reduce%20the%20Build-Up%20of%20Flashbacks%20for%20Trauma.pdf

2 comentários:

  1. É isso ai Thales!
    Como coisas tão simples do nosso dia-a-dia estão ajudando as pessoas e evitar traumas mais profundos...
    Ah!
    eu adoro tetris!
    Abraços
    Silvia Mattos

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  2. Nada mais justo que jogar um pouquinho de Tetris para comprovar os resultados da pesquisa, né?

    www.freetetris.org

    Nesse site ae tem ^^

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